FAÇO BOLOS E BOLACHAS

FAÇO BOLOS E BOLACHAS
Se mora na área de Leiria, Batalha, Marinha Grande e precisa de bolos, bolachas, salgados ou de organizar uma festa, contacte-me para
ninitasilva@gmail.com.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Muffins de canela com cobertura

Muffins ou queques já começam a ser habituais cá em casa. Passei a ter sempre qualquer snack doce para acompanhar o chá.
Nunca tinha feito queques com cobertura e foi desta que tentei fazê-los. Andei à procura de uma receita facil e consensual. Encontrei esta que me pareceu fácil e tinha todos os ingredientes em casa.

Muffins de canela com cobertura de leite condensado

Para os muffins:

2 ovos
3 chávenas de farinha integral da Nacional
1 chávena de leite
1 chávena de açúcar
75grs de margarina
75grs de óleo vegetal
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela

Junte os ovos com o açucar e bata bem. Junte a manteiga e o óleo. Adicione a farinha, misturada com o fermento e a canela alternando com o leite até que a mistura ficar homogenea. Encha forminhas de muffin até ao topo. Eu uso formas de silicone. As formas de metal têm de ser untadas.
Leva ao forno a 180º por cerca de vinte minutos.
Deixar arrefecer antes de decorar.

Para a cobertura:

1 chavena de café de leite em pó
1 chavena de café de açucar de confeiteiro
leite condensado q.b. para unir a massa
canela para polvilhar

Usei cerca de um terço da lata de leite condensado
Juntar todos os ingredienetes de modo a obter uma pasta ligeiramente seca. Para trabalhar a pasta achei mais fácil fazê-lo com as mãos molhadas. Fazer uma bolinha e moldá-la sobre o muffin. Polvilhar com um pouco de canela e deixar secar.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Marmoreado de ameixa

Hoje trago um doce fresquinho que já é feito cá em casa todos os verões. É um doce versátil, porque se pode fazer com varios tipos de fruta, fresca ou congelada.
A receita que eu fazia originalmente era mais rica, só levava natas, mas com o aumento de peso dos residentes nesta casa, achei que a devia aligeirar e passei a usar também iogurte.


Ingredientes:
Palitos "champanhe" q.b. (usei cerca de 12)
1 pacote de natas de 200 ml
2 colheres de sopa de açucar
200 grs (+-) de ameixas congeladas

Reduzir as ameixas a puré no robot de cozinha e juntar os iogurtes. Bater as natas com o açucar até obter chantilly. Colocar os palitos partidos aos pedaços no fundo de um tabuleiro fundo. Juntar o puré de fruta ao chantilly, mexendo suavemente de modo a ficar com efeito marmoreado.
Levar ao frio durante pelo menos uma hora e servir bem fresco.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Açorda de couve

No Alentejo fazem-se açordas com os mais variados componentes. Cá em casa é um acompanhamento raro, já que nem todos gostamos, mas por vezes lá calha. Tinha peixe grelhado para o jantar, e queria gastar meia couve que estava guardada no frigorifico. Achei que não combinava muito bem couve cozida e foi assim que nasceu esta açorda.

Meia couve cozida cortada miudinha
2 baguetes de pão rustico
4 dentes de alho
azeite q.b.

Cozer a couve. Escorrer bem aproveitando parte da água para demolhar o pão.
Num tacho colocar os dentes de alho picados com azeite e levar ao lume. Quando começar a fervilhar juntar o pão escorrido. Mexer bem, temperar com sal e pimenta. Juntar a couve, deixar ferver por cerca de 10 minutos acrescentando um pouco de azeite, mexendo de vez em quando.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bolo de formigas

Não se assustem, não andei a apanhar formigas para fazer bolos. Nada disso. Formigas é o que cá por casa se chama ao granulado de chocolate. Mousse de chocolate leva sempre formigas.
Esta receita foi a adaptação de uma receita de bolo de chocolate rápido, já que quando fui fazer o bolo não tinha na despensa chocolate em pó. Ficou bem bom.
Ingredientes: 
As chavenas medida que utilizo têm 250 ml
2 chávenas de farinha 
1 chávena de açúcar 
1/2 chávena de granulado de chocolate (a receita original leva 1 chávena de chocolate em pó)
1 chávena de óleo 
1 chávena de água morna 
2 colheres de sobremesa de fermento em pó 
4 ovos

Colocam-se todos os ingredientes numa tigela e mistura-se muito bem.
Leve ao forno previamente aquecido (180ºC) em forma untada com margarina e farinha (eu uso forma de silicone) durante mais ou menos 30 min.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bolacha Maria caseira

Gosto muito de bolacha Maria. Andei á procura da receita e encontrei esta, mas tenho duvidas se a verdadeira bolacha Maria será feita assim. De qualquer modo estas bolachinhas são muito saborosas.
A receita encontrei-a no forum Bimby e apesar de eu não ter uma, experimentei fazer a receita á mão.

Ingredientes:
250grs de manteiga
250grs de açucar
2 ovos
750grs de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
leite q.b. (aproximadamente 50 ml)

Juntar todos os ingredientes excepto o leite. Depois de todos bem misturados ir juntando o leite até ter uma massa que forme uma bola. Estender a massa com o rolo de massa numa superficie polvilhada com farinha e cortar com um corta bolachas.
Levar ao forno por cerca de 15 minutos. Esta receita deu para 120 bolachas como as da imagem.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Parece que foi ontem e já passaram 26 anos

O tempo passa por nós e quase nem damos conta. Fez ontem 26 anos que nasceu o meu filho. Ainda me lembro dos pormenores do nascimento, das peripécias daquele dia. Felizmente não recordo a dor, disso não tenho memória. 
Convidamos os familiares mais chegados para jantar em casa. Uma coisa simples, já que era um dia de semana, mas o bolo de aniversário não podia faltar. Este foi inspirado por duas receitas do blog Tertulia de Sabores, esta e esta.

Ingredientes:
1 placa de massa folhada
1 embalagem de Ganache da Vahiné

Bolo:
6 ovos
200 g de açúcar
100 g de farinha de trigo
80 g de maizena
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de água quente

Creme de pasteleiro:
250 ml de leite
250 ml de água
1 colher de sopa de manteiga
150 grs de açúcar 
75 grs de farinha s/fermento 
2 gemas 
2 ovos 
casca de limão (ou baunilha q.b.)


Cortar uma rodela de massa folhada com mais um centimetro do que a forma onde se vai fazer o bolo. Picar com um garfo e levar ao forno cerca de 15 minutos ou até a massa ficar lourinha. Reservar.
Separar as gemas e batê-las com o açúcar até obter um creme amarelo pálido. Adicionar a água quente e  as farinhas com o fermento. Bater as claras em castelo e juntar ao preparado anterior.
Vai ao forno quente a 180º, em forma untada e enfarinhada  (eu uso de silicone que não precisa de ser untada) durante cerca de 20 minutos ou até espetar o palito e o mesmo sair seco. Desenformar o bolo morno e deixar arrefecer. Cortar ao meio para rechear.

Preparar o creme de pasteleiro. 
Juntar muito bem a seco açúcar e farinha juntar os ovos e as gemas mexer bem.
Levar o leite e água ao lume com a noz de manteiga e aroma deixar ferver. Juntar á mistura seca mexendo sempre, leve ao lume para engrossar, sempre  a mexer. Quando começar a borbulhar (ferver) retire do lume, bata bem e coloque num recipiente para arrefecer.
Montagem do bolo
Colocar metade do bolo no prato de serviço e barrar com creme de pasteleiro. Colocar a placa de massa folhada e barrar com creme de pasteleiro. Colocar a outra metade do bolo. Barrar a parte lateral com creme de pasteleiro. Um truque para não sujar o prato do bolo é colocar tiras de papel de aluminio por baixo do bolo que se retiram no final.
Derreter o creme Glaçage da Vahiné (de que já falei aqui) e deitar sobre a superficie do bolo deixando correr um pouco para fora, na borda do bolo. Decorei com M&M azuis e Buracos de Filipinos brancos.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Bolo de caramelo

Este é um bolo fácil e delicioso. Um bolo simples e grande, que dá (será?) para vários lanches, porque se mantem humido por 2 a 3 dias. O problema é que não chega a durar tanto. 


Ingredientes:

As chávenas medida que são mencionadas têm 250ml.

6 ovos
3 chávenas de açucar mal cheias
3 chávenas de farinha
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
60 ml de caramelo liquido
1 colher de chá de fermento

Preparação:

Batem-se os ovos juntamente com o açucar,em seguida deita-se o óleo, o leite, o caramelo e por ultimo a farinha com o fermento. Bate-se tudo muito bêm e leva-se a cozer em forno moderado em forma untada e polvilhada por cerca de 50 minutos.

Fica um bolo bastante grande.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Oferta da Luisa Alexandra

Participar em desafios culinários para mim é uma forma de entretenimento e de "puxar pela cabeça" para fazer algo diferente e delicioso. A nossa querida Luisa Alexandra organizou, há dias, um desafio cor de rosa que é a cor que a sua filhota, que completou 5 aninhos, adora.
Neste desafio havia um prémio em jogo, umas belissimas formas de silicone. Não ganhei o prémio, mas tambem tive direito a uma lembrança de consolação que chegou hoje.
 Obrigada Luisa pela lembrança e simpatia. As receitinhas parecem-me deliciosas e são para fazer em breve.

sábado, 1 de maio de 2010

Iogurte de laranja e cenoura

Este iogurte esteve para ser a minha participação do desafio culinário "Cozinhar com laranja" do blog  Delicias e Talentos. Fiz anteriormente compota de sumo e laranja com cenoura e resolvi usá-la nestes iogurtes.
Os iogurtes caseiros passaram a ser habituais para mim e tenho feito mais vezes os naturais que depois complemento conforme a vontade do momento.
Para estes iogurtes usei a receita básica de iogurte, 1 iogurte natural, 1 copo de leite em pó, 800 ml de leite, 1 colher de sopa de açucar. Deitar 2 colheres de doce no fundo dos copos e deitar a mistura de leites e iogurte por cima. Vai à iogurteira cerca de 8 a 10 horas.

O doce de laranja fiz do seguinte modo:
Cerca de 1 litro de sumo de laranja, fervido e reduzido a metade.
500 grs de açucar
2 metades da laranja espremida, casca e pele branca
1 cenoura ralada

Ferver o sumo com com a casca de laranja até reduzir a cerca de metade. Retirar as cascas de laranja juntar o açucar e a cenoura ralada e deixar ferver até obter ponto de doce.